ACIAP busca informações sobre Plano de Bacia do Comitê Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo

A ACIAP realizou na última semana uma reunião com os representes de Horizontina que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo para entender o processo de desenvolvimento do Plano de Bacia do Comitê. Os representantes são a professora Marliza Reichert, da FAHOR e Élcio Mohr, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Participaram do encontro também a presidente da ACIAP, Ana Santos, o vice-presidente Alceu Bottega, a coordenadora do departamento do agronegócio da ACIAP, Elisângela Viana e a secretária executiva Geanine Albring de Oliveira, bem como dois representantes da John Deere Airton Heck, Rodrigo Ninow.

Os Comitês de Gerenciamento de Bacias são organismos colegiados instituídos pelo Poder Público como parte do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, com atribuições específicas no gerenciamento dos usos e da conservação da água e dos corpos hídricos, tendo como base de planejamento e gestão a bacia hidrográfica.

O Plano de Bacia no Rio Grande do Sul está sendo elaborado em três etapas: diagnóstico (levantamento da situação atual dos recursos hídricos da bacia hidrográfica); cenários futuros para gestão (definição dos interesses da sociedade quanto aos usos à quantidade da água no futuro); e programas de ações (definição das medidas e ações necessárias para efetivação do enquadramento e compatibilização das demandas e disponibilidades hídricas).

Na Bacia dos Rios Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo, já foram realizadas as duas primeiras etapas. Na última etapa é que será estudada uma proposta de valores de referência para a cobrança pelo uso da água. “É isso que queremos entender e se possível, participarmos para que não haja prejuízo para a classe empresarial nem para a sociedade regional como um todo”, disse a presidente da ACIAP.

A partir de agora, a ACIAP será convidada pelos integrantes do comitê de Horizontina para participar das reuniões como ouvinte.