Empoderamento feminino foi tema de palestra promovida pela ACIAP

Em comemoração ao Dia da Mulher, a ACIAP promoveu a palestra Empoderamento Feminino, com a psicóloga e coaching Cláudia Gonçalves. O evento aconteceu na noite desta terça-feira e lotou o auditório da entidade.


Ao fazer a abertura da palestra, a presidente Ana Santos comentou que a ACIAP poderia ter feito uma festa para comemorar a data, mas escolheu a palestra porque acredita que o conhecimento transforma as pessoas e lhes dá poder para enfrentar os obstáculos e seguir em frente em busca da realização de metas e sonhos. Ana aproveitou para apresentar alguns dados sobre os direitos da mulher, que chamam atenção, como o fato de que, somente em 1946, a mulher pôde votar e ser votada; somente em 1962 foi criado um Estatuto que permitiu à mulher casada trabalhar fora, receber herança, comprar ou vender imóveis, assinar documentos e viajar. Ainda, a presidente citou que há apenas 17 anos, a falta de virgindade deixou de ser motivo para anulação de casamentos.

Já Cláudia Gonçalves iniciou sua palestra de forma muito animada e descontraída, convidando as mulheres a dançar e se divertir, introduzindo o tema principal. Ela apresentou exemplos de mulheres poderosas que vão muito além do estereótipo imaginado pela sociedade e destacou: “Empoderamento é o que eu sou, não o que eu aparento”. Após dar dicas de como se empoderar, a palestrante também explicou a fórmula do empoderamento: emoções positivas, engajamento, relações positivas , significando e realizações

Ainda, as participantes fizeram a sua roda da vida, ferramenta muito utilizada em processos de coaching, para apoiar as pessoas a identificarem os pontos de sua vida que estão em harmonia, suas prioridades, bem como aqueles que precisam de maior atenção e cuidado, ajudando para definir um plano de ações para promover equilíbrio entre os aspectos pessoais, profissionais, sociais e espirituais.