Projeto Empreender inicia em Horizontina com exclusividade na região

Três núcleos de empreendedores de diferentes áreas de empreendedores associados da ACIAP estão se movimentando e trabalhando para participar do Programa Empreender, que consiste em promover o associativismo, mobilizar bases empresariais para a criação de núcleos setoriais, nos quais os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um consultor, podendo aumentar vantagens competitivas no mercado, ter acesso a capacitações e consultorias a custos reduzidos, realização de compras coletivas, acesso a ampliação de mercado, marketing em rede, entre outras vantagens.

O primeiro núcleo formado é o de gastronomia, formado por 10 empresas do ramo. Na próxima semana, os empresários e colaboradores participarão de um curso sobre desperdício em restaurantes e no próximo mês, será realizado um curso de gestão de pessoas e equipe. Além disso, cada empresa terá 32 horas de consultoria com o Sebrae. Em agosto, terá um workshop de atendimento para toda a equipe e em outubro, o núcleo participará de uma feira de hotelaria e gastronomia em Gramado, sendo que em seguida, cada empresa vai poder escolher uma área para receber 2 horas de seja na área de marketing, finanças, vendas, etc.

O núcleo da indústria têxtil também já iniciou suas atividades e está em fase de levantamento de demandas, sendo que no dia 6 de julho será realizada uma reunião para definir as ações. Este núcleo pretende desenvolver um sistema de produção em que cada profissionais vai ensinar aos demais do núcleo e a outros interessados sobre sua área, capacitando pessoas para que quando houver demanda de contratação, elas já estejam com mão de obra preparada. Além disso, o núcleo pretende fazer diversas compras de materiais em grupo para redução de custos.

Ainda, representantes do setor metal mecânico procuraram a ACIAP para criar um núcleo desta área, que alega ter dificuldade de contratação de mão de obra qualificada.