Suinocultores debatem possibilidades para fomentar a economia local

Em assembleia realizada dia 28 de fevereiro, a Associação dos Suinocultores de Horizontina, recentemente criada, os produtores debateram sobre os benefícios de ser associado da ACIAP e, principalmente sobre a possibilidade de fazer um convênio com empresas de Horizontina para obter descontos nas compras de insumos para a propriedade e demais produtos, bem como sobre a importância de iniciar um debate e buscar soluções sobre a grande demanda existente em relação a empresas que comercializem os produtos que os suinocultores e produtores de leite necessitam para seu trabalho. “Existe uma carência muito grande em Horizontina de comércio que venda o que precisamos, bem como de profissionais que nos atendam. Acabamos comprando muitos produtos em outras cidades e chamando profissionais de fora porque aqui não tem e, por consequência, se acaba fazendo as demais compras fora também, pela comodidade. Assim, o dinheiro não gira aqui e não fica aqui e não é isso que queremos”, explicou a presidente da associação. Neiva Ebrin.

Ela diz que os 43 associados – 100% dos produtores de suínos de Horizontina produzem para cerca de R$ 20 mil por ano somente nesta atividade e com um possível convênio com o comércio local, esses valores poderiam ficar no município e contribuir com a economia local, e todos sairiam ganhando.

A associação também está discutindo sobre os itens que poderão compor uma nova lei municipal de incentivo para a agricultura, com bonificação em HZ aos suinocultores que comprovarem a venda dos suínos. A proposta da nova lei será enviada para o Conselho da Agricultura e depois para a aprovação na Câmara de Vereadores. Com pouco tempo de atuação, a ASH já está desenvolvendo diversas atividades, além de contribuir com informações importantes que podem ser aproveitadas para melhorar a economia local e também já se prontificou a ser parceira na 1ª Agrotec, que será em junho.