Novas pesquisas vão apontar oportunidades e possibilidades de desenvolvimento econômico do município

Estão em andamento 3 pesquisas que trarão resultados de grande utilidade na tomada de decisões e na elaboração de estratégias de captação e fidelização de clientes, bem como de avanços nos negócios das empresas de Horizontina.

As pesquisas estão sendo aplicadas pela FAHOR, por meio do curso de Ciências Econômicas para análises sobre o potencial econômico de Horizontina. As atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, por uma iniciativa do vereador Diogo Weiss, e com a Prefeitura de Horizontina, que contratou a Tendências Empresa Junior, da FAHOR, para a realização do trabalho.

O vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume, explica: “Estão sendo elaboradas 3 pesquisas que culminarão num grande conjunto de dados sobre os quais será possível uma série complexa e completa de análises que darão indicativos de opções, oportunidades e possibilidades de desenvolvimento econômico do município”. Conforme Blume, a primeira pesquisa será um censo do setor industrial do município, com entrevista aos dirigentes de todas as empresas cadastradas como indústria que tenham endereço em Horizontina. “Os principais resultados esperados com esta pesquisa referem-se a identificação de volumes e tipos de insumos, componentes e máquinas utilizados na indústria local, oportunidades de desenvolvimento de novos produtos, possibilidades de parcerias, necessidades de tecnologia, inovação, dentre outros”, explica.

A segunda pesquisa será por amostragem por conveniência, por acessibilidade com o maior número possível de dirigentes do varejo de bens e serviços de empresas com enderenço de sede ou filial em Horizontina. O vice-diretor destaca que os principais resultados esperados com esta pesquisa são relativos as necessidades e oportunidades de desenvolvimento do comércio local, criando condições de maior competitividade seja com maior variedade de bens e serviços, diversidade de estratégias para aumentar a retenção de renda do munícipes no comércio local, bem como aumentar a venda para pessoas que visitam o município por diversos motivos.

Já a terceira pesquisa será por amostragem estratificada proporcional, com pessoas economicamente ativas, clientes do comércio de bens e serviços de Horizontina. Os resultados esperados estão ligados ao aprofundamento do entendimento do comportamento de consumo de bens e serviços, para que seja possível orientar melhor os esforços para o desenvolvimento do varejo local, fidelização dos moradores e atração de clientes de município vizinhos e visitantes.

As pesquisas deverão ser apresentadas em momentos diferentes, para os diversos públicos interessados ao longo dos próximos 4 meses.

Fique ligado: ao receber os acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da FAHOR para a realização desta pesquisa, dedique um pouco do seu tempo para responder as perguntas e contribuir com sua elaboração e, principalmente, com os resultados, que poderão influenciar diretamente no seu negócio, com novas propostas e sugestões de melhorias.