Certificado Digital Safeweb é na ACIAP

A ACIAP passou a atuar, em fevereiro, com certificação digital com uma das melhores empresas do ramo no estado do Rio Grande do Sul. Mas, você sabe o que é certificação digital e se sua empresa precisa disso?

O certificado digital é uma assinatura eletrônica, que utiliza chaves criptográficas para confirmar a identidade de uma pessoa física ou empresa e serve para garantir a validade jurídica e dar mais segurança a processos burocráticos que utilizam sistemas de informação.

Existem 3 tipos mais comuns: e-CPF: utilizado para pessoas físicas; e-CNPJ: ideal para as empresas, que permite a autenticação da companhia em uma série de processos; e NF-e, que pode ser mais adequado pois poderá ser usado caso um funcionário seja responsável pela emissão de documentos fiscais.

Quais são as vantagens do certificado digital?

Empresas optantes pelo regime tributário de lucro real ou lucro presumido, ou qualquer outra que emita nota fiscal eletrônica, são obrigadas a ter um certificado digital. Além da exigência legal, a assinatura eletrônica traz uma série de outras vantagens, como maior confiabilidade, maior segurança contra fraudes, maior privacidade nas trocas de mensagens, redução nos custos para assinar e reconhecer documentos, menos burocracia e economia de tempo.

Para que serve certificado digital?

O certificado digital pode ser utilizado em vários processos de interesse do gestor de uma empresa, como por exemplo, emitir nota fiscal eletrônica, reconhecer firma, realizar transações bancárias seguras, acessar serviços do e-CAC, enviar informações para a GFIP e eSocial, enviar a DIPJ, emitir CT-e, trocar e-mails seguros, acessar o ComprasNET.

A ACIAP é a única entidade em Horizontina que emite os certificados digitais. O novo contrato da associação para esta função é com a Safeweb Segurança da Informação que é pioneira na certificação digital e líder no Rio Grande do Sul.

Para obter o certificado digital, você precisa adquirir o sistema da Safeweb, pelo site da empresa e depois agendar o atendimento diretamente na ACIAP. Mais informações poderão ser obtidas com o Agente de Registro Tiago Dotto, através do e-mail tiago@aciaphz.com.br