ACIAP implantará programa Empreender

Você conhece o programa Empreender? Ele será implantando em breve em Horizontina pela ACIAP. A secretária executiva, Geanine Albring de Oliveira, participou de uma capacitação na Federasul de 6 a 9 de novembro para aprender metodologias para implantar e conduzir o programa, que consiste em promover o associativismo, reconhecer os programas empresarias existentes, reconhecer os sistemas de apoio às Micro e Pequenas Empresas e mobilizar bases empresariais para a criação de núcleos setoriais.

Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um consultor. Com os núcleos setoriais as empresas podem aumentar vantagens competitivas no mercado, ter acesso a capacitações e consultorias a custos reduzidos, realização de compras coletivas, acesso a ampliação de mercado, marketing em rede, entre outras vantagens que os núcleos promovem.

“Assim, iremos reunir as empresas de mesma área de interesse, por exemplo, constituindo núcleos, analisar as dificuldades e as oportunidades, o que podem fazer juntas, o que podem compartilhar, etc. Quando a gente foca por área de interesse a assertividade é muito maior”, explicou a secretária.