Mudança no pagamento de boletos bancários vale a partir do dia 10

Se em algum momento você já teve um boleto bancário atrasado, precisou ir a uma agência do banco emissor porque, depois do prazo, não é possível pagar o documento em qualquer instituição, bom, temos boas notícias para você.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a rede bancária, lança na próxima semana um sistema que permite o pagamento de boletos vencidos em qualquer agência bancária e em qualquer canal, seja ele internet ou aplicativos. Ou seja, não será mais necessário pedir a segunda via com o valor atualizado.

MUDANÇA GRADUAL

Contudo, a mudança entrará em vigor de forma gradual. A partir da próxima segunda-feira, dia 10, passa a valer para boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil.

Confira o cronograma

A entrada dos boletos no novo sistema é gradual

Boletos a partir de R$ 50 mil: 10 de julho

Boletos de R$ 49.999,99 a R$ 2 mil: 11 de setembro

Boletos de R$ 1.999,99 a R$ 500: 9 de outubro

Boletos de R$ 499,99 a R$ 200: 13 de novembro

Boletos abaixo de R$ 200: 11 de dezembro

Os boletos que já estão ativos hoje seguem válidos, com a empresa beneficiada tendo de registrá-li junto ao banco emissor. É importante ressaltar que as empresas não são obrigadas a aderir ao sistema. Nesses casos o pagamento só poderá ser realizado, mesmo antes do vencimento, na agência do banco que emitiu o boleto.

Fonte: CDL POA