ACIAP é uma das primeiras entidades do Estado a ser homologada pela Associação Junior Achievement RS

Um importante passo para o desenvolvimento profissional de alunos das escolas de Horizontina foi dado com a parceria estabelecida entre a Junior Achievement RS e a ACIAP. Horizontina está entre as primeiras entidades homologadas pela Junior Achievement RS, juntamente com a CIC de Caxias do Sul, para desenvolver os programas propostos pela JARS nas escolas do município, de acordo com as demandas que serão levantadas e viabilizados com apoio de empresas locais.

Tal parceria é muito importante para a rede escolar local, que poderá agora participar de todos os programas disponíveis, a partir do ensino fundamental, culminando com o Miniempresa, já desenvolvido em anos anteriores no município com as turmas do segundo ano do ensino médio e que aprofunda no jovem noções de empreendedorismo e negócios, preparando-o para os desafios profissionais.

A ACIAP também passará a dar suporte para os programas nacionais apoiados diretamente por empresas locais junto à JARS, como por exemplo agora em 2017, os programas “Finanças Pessoais” e “Introdução ao Mundo dos Negócios”, viabilizados pela Empresa John Deere.

Outro ponto importante nesta nova parceria, é a possibilidade de, como entidade homologada, viabilizar estes programas nos municípios do entorno, que até hoje ainda não haviam tido acesso aos programas.

O Departamento do Jovem Empreendedor da ACIAP, liderado pela Diretora Ana Lúcia dos Santos está a frente deste importante Projeto dentro da entidade e em breve alguns destes Programas começarão a ser desenvolvidos em Horizontina.

Os programas disponibilizados são:

Na área de sustentabilidade: Nosso Planeta Nossa Casa, Empreendedores Climáticos, Aprender a Empreender no meio ambiente e Atitude pelo planeta.

Na área de Preparação para o Mercado de Trabalho: Nosso mundo, Introdução ao mundo dos negócios, As vantagens de permanecer na escola, Vamos falar de ética, Mercado internacional, Habilidades para o sucesso, Conectado com o amanhã e Empresário Sombra.

Na área de Empreendedorismo: Miniempresa, Liderança comunitária, Mulheres empreendedoras, Nossa comunidade e Nossa região.

Na área de Tecnologia da Inovação: Montando sua carreira, Nossa nação, Minha idéia de negócio, Innovation camp e Bootcap de design thinking.

Na área de Educação Financeira: Economia pessoal, Finanças pessoais, Meu dinheiro meu negócio.

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.

É uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.