Realizado 1° Encontro com Empresários

Aconteceu no dia 02 de fevereiro na ACIAP o 1° Encontro com Empresários, evento em parceria com o Município de Horizontina, através das Secretarias Municipais de Administração e Desenvolvimento Econômico, que teve como objetivo informar os empresários horizontinenes sobre os processos públicos.

Neste primeiro encontro, foram tratados dois assuntos, os novos trabalhos no SINE na intermediação de mão de obra para empresas e também sobre o processo licitatório do município.

Para apresentar o novo serviço do SINE disponível ás empresas, a Diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Loiva Bispo, anunciou a parceria entre o SINE e a ACIAP para um único Banco de Currículos, que será centralizado no SINE, onde os currículos físicos que são entregues na ACIAP serão totalmente cadastrados em um sistema informatizado específico, que facilitará para o empresário na solicitação dos mesmos.

Para o segundo assunto do encontro, o Secretário Municipal de Administração Marcelo Engel, foi o encarregado de apresentar as mudanças no processo licitatório do município de Horizontina, a fim de incentivar e facilitar a participação das empresas locais nos processos licitatórios.

Em sua apresentação, Marcelo mostrou dados referentes ao ano de 2016, onde o município de Horizontina licitou R$ 27.870.376,06 entre a aquisição de bens e serviços. Deste montante, apenas R$ 3.294.732,10 foram realizadas por micro e pequenas empresas locais, fato esse que o município quer mudar. Será implantado um cadastro de empresas locais interessadas em participar de licitações, diminuindo a burocracia na hora de participar, além de priorizar pregões presenciais e fazer as licitações mais frequentes e com quantidade menor de itens no processo.

Uma das grandes queixas dos empresários locais quanto à participação em licitações, é o elevado número de documentos e negativas necessárias para habilitação no processo licitatório. Levando isso em consideração, o município apresentou o Cadastro de Fornecedores junto ao município de Horizontina. Com a realização deste cadastro, fica dispensada a apresentação de documentos de regularidade fiscal, facilitando a habilitação das empresas.

Para realizar o cadastro, as empresas interessadas em participar de processos licitatórios do município de Horizontina deverão apresentar uma documentação específica, que você encontra a relação no site horizontina.rs.gov.br e aciaphz.com.br.

A ACIAP irá divulgar as licitações abertas aos associados, que também poderão acompanhar através de programas de rádio semanal.

Marcelo lembrou ainda que o custo é zero para participar dos processos licitatórios e é uma oportunidade de aumento vendas sem necessidade de aumentar estoque ou contratar mais funcionários. A licitação é um processo seguro e o pagamento é certo e no dia determinado.

Ao final, foi aberto aos presentes um espaço para tira-dúvidas. A ACIAP e o Município de Horizontina ainda planejam novas edições do Encontro com Empresários com o mesmo tema, a fim de simplificar e incentivar as empresas locais a participarem dos processos licitatórios, além de outros temas de interesse do quadro empresarial que podem ser sugeridos pelas empresas.