Administração e Aciap realizam reunião sobre o projeto Cidade Digital

A diretoria da ACIAP participou no dia 29 de março, de uma reunião com o prefeito, Nildo Hickmann, e com o secretário municipal de Planejamento e Gestão de Projetos, Jonas Silva.

No encontro, a Entidade buscou informações sobre o andamento do projeto Cidade Digital, elaborado pelo Governo de Horizontina.

A iniciativa, orçada em R$ 479.528,00, prevê inicialmente a construção de uma rede de fibra ótica no município – etapa que está 40% concluída. A obra está a cargo da empresa BrPhonia, de Santa Rosa.

“Esta etapa está adiantada. No entanto, será necessário alterarmos a rota para colocação da fibra. Precisamos de postes com boa estrutura, que estão sendo mapeados pela equipe. Além disso, precisamos que a poda seja realizada em algumas árvores. E como os galhos ficam embaixo de linhas de alta tensão, será necessária uma equipe especializada”, explica o secretário.

O projeto também prevê, num segundo momento, a instalação de câmeras de videomonitoramento em 36 pontos da cidade. Já está definido com a Secretaria de Estado da Segurança Pública que o videomonitoramento será realizado pela Brigada Militar.

“Para esta etapa, será aberta uma licitação nos próximos dias, onde será contratada uma empresa que locará as câmeras e também realizará a manutenção dos equipamentos”, reforça o secretário.

A instalação de uma rede de dados de alta qualidade também permitirá que o município implante um Sistema de Informações Geográficas, que visa unificar as informações de todas as áreas da administração pública em um banco de dados único. Tanto o sistema de videomonitoramento quanto o sistema de informações deverão estar em funcionamento até novembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Município de Horizontina