Ações para o município são debatidas em encontro na ACIAP

Atendendo ao convite da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Horizontina (Aciap), o Poder Executivo participou nesta terça-feira, 16, de um café da manhã com empresários locais.

A ideia, conforme apontou o presidente da entidade, Elton Spohr, foi de avaliar as necessidades do município, apresentar sugestões e definir prioridades, que pudessem ser executadas com o auxílio do poder público. A reunião foi realizada na sede da Aciap, contando com a presença do prefeito, Nildo Hickmann, e do vice, Dionir Bianchi.

“Um dos nossos objetivos, nesta reunião, é apresentar o resultado de discussões, de pesquisas que são atualmente realizadas na Aciap, em cada um dos seus departamentos. Nós acreditamos na força que tem a parceria com o poder público e queremos, a partir desta fala, formar comissões para avaliar a viabilidade de cada ideia”, explicou.

Dentre as ações propostas pela Aciap, em seu Departamento de Indústria, estão proporcionar a participação de empresários em feiras de inovação na Europa e de buscar, para o município, a extensão de uma instituição “top five”. No departamento do agronegócio se propôs a criação de um portal da piscicultura e a criação de uma certificação aos fornecedores. Já no departamento Jovem Empreendedor, por exemplo, a ideia é introduzir no Ensino Fundamental o Programa Junior Achievement.

“A ideia é exatamente essa: alinharmos os desejos do Executivo e da Aciap, e buscarmos a execução dos projetos”, destacou Nildo Hickmann.

Em uma breve fala, o vice-prefeito, Dionir Bianchi, explicou como o município tem trabalhado para se manter fora da crise. Ele apresentou a evolução do PIB local nas diversas áreas, e do incentivo dado pelo município para instalação de novas empresas. Somente nos dois distritos industriais de Horizontina, foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões. “Além disso, buscamos fomentar o comércio local e valorizar os pequenos produtores. De 32%, passamos a adquirir 66% da merenda escolar da agricultura familiar. Também alteramos nosso processo de licitações para pregão presencial, para facilitar a participação dos nossos empresários”, disse.

Além da mudança de modalidade, foi instituído um calendário de compras, para que os empresários possam se organizar e participar dos processos.

Nildo também aproveitou para falar das ações que serão desenvolvidas ao longo de 2016. Entre elas, a realização da Mostra Tecnológica, a implantação da incubadora em parceria com a Fahor, a instalação de academias ao ar livre e a construção de 30 quadras de asfalto. “Nós trabalhamos para tornar Horizontina um dos melhores lugares para se viver. Enquanto municípios têm registrado queda em sua população, nós aumentamos a nossa, em apenas 5 anos. Com incentivos, com políticas públicas, com a melhoria na qualidade de vida da população”, reforçou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Horizontina