Um ambiente empreendedor para Horizontina e região

Os últimos meses tem sido de intensos trabalhos no desenvolvimento de proposições para articulação de estruturas existentes, estruturas em formação e outras, em desenvolvimento, formando um conjunto de novas condições para potencializar a inovação e o empreendedorismo em Horizontina e região. Este conjunto pretende contribuir com o surgimento e a aceleração de novas empresas de base tecnológica, bem como desenvolver inovação e tecnologia em empresas existentes.

Várias entidades estão articuladas para contribuírem com a inovação e o empreendedorismo em Horizontina e região, como FAHOR, Município de Horizontina, ACIAP e outras entidades que estão sendo convidadas como parcerias ou voluntárias.

A Incubadora Tecnológica é o ambiente para acolher, apoiar e desenvolver novos negócios, oriundos de estudantes, egressos, professores, pessoas da comunidade, e região. A FAHOR filiou-se a ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

O município de Horizontina está colocando a disposição da Incubadora um prédio em fase de conclusão, que poderá oferecer salas de diferentes tamanhos, com alguma mobília para abrir as primeiras ações em escritórios das novas empresas, oferecendo ainda outros serviços como telefone, internet, sala de reuniões, cozinha, sanitários, água, energia elétrica, com custos mais acessíveis. Através de diferentes convênios com o município, com o SEBRAE e outras, os professores e técnicos da FAHOR, bem como profissionais convidados, as empresas terão consultoria gerencial e técnica para o bom desenvolvimento das novas empresas, que podem permanecer neste espaço por até 2 anos do início das atividades.

Para incubar um negócio a pessoa individualmente ou em grupo deve apresentar um Plano de Negócio ao Conselho de Gestão do Ambiente Empreendedor, que está sendo constituído. Estudam-se as formas para incubar negócios externamente, recebendo apoio técnico e gerencial, pelo ambiente empreendedor.