Fique Por Dentro traz palestra voltada a área contábil

Em noite de muita informação especialmente à área contábil das empresas associadas, a Associação Comercial Industrial e Agropecuária trouxe a Horizontina o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul Celso Luft. A palestra/jantar teve por local o Restaurante Divina Gula.

O tema abordado versou sobre “Os riscos da atividade empresarial frente ao cruzamento das informações fiscais, econômicas e financeiras”. Luft orientou para que se tenha cuidado com os valores declarados em emissão de notas fiscais quando eles forem divergentes de gastos com cartões de crédito, de depósitos bancários, de transferências divergentes para colaboradores, compras como pessoa física e outras pelo CNPJ. Os dados passam a ser cruzados, e a contabilidade da empresa baterá na trave.

Outro cuidado, evitar saques de valores direcionados ao caixa imaginando fugir do fisco. “Todo caixa alto causa desconfiança fiscal” orienta.

Ele também orientou optantes do Simples que buscam a migração para MEI tentando diminuir suas obrigações tributárias e permanecem praticamente na mesma atividade e com o mesmo tamanho de loja. “Não convencerá à receita federal, o sujeito admitir um faturamento de apenas R$ 5.000 por mês, se paga R$ 3 mil de aluguel, por exemplo, R$ 880,00 a um funcionário e cadê seu lucro”?

Outro fator que tem entregado de bandeja sonegações aos fiscais são as redes sociais. O empresário informa faturamento de MEI, por exemplo, e posta fotos de viagens a Europa, de praia no final de ano, festa de 15 anos ou casamentos. O cruzamento de dados também pesquisará o nome da pessoa e as imagens podem incompatibilizar-se com a renda declarada.

As informações que foram tratadas por Luft estão com os escritórios de contabilidade associados ao CRC/RS, e o momento exigirá cada vez mais total transparência das ações contábeis, finaliza.

Após a palestra ocorreu jantar de confraternização prestigiado pelo Vice-Prefeito Dionir Bianchi representando o Poder Executivo. O Presidente da ACIAP Elton Spohr agradeceu a empresa Somar Serviços Contábeis patrocinadora da vinda do palestrante ao evento bimestral da associação. Procuramos a cada edição do “Fique Por Dentro” trazer um assunto sempre voltado a um dos segmentos associados, comércio, serviços, indústria, agropecuária, bem como palestras motivacionais que estimulem as vendas e o empreendedorismo local, encerra.

Fonte/Fotos: Paulo Roberto Staziaki - Jornal Folha Cidade